Fluência é a capacidade de uma pessoa falar inglês (ou qualquer outro idioma) de forma rápida e com experiência.
Na fluência as sílabas, palavras e frases são unidas e ditas rapidamente. Existem alguns "distúrbios da fluência" caracterizado por desordem e gagueira.
Ambos os distúrbios têm quebras na fluidez do discurso, e ambos têm a
repartição da fluência de repetição de partes do discurso.
Distúrbios da fluência são na maioria das vezes de natureza complexa e
eles tendem a ocorrer mais frequentemente em meninos do que em meninas.
A fluência é necessário, mas não suficiente
para a proficiência na língua: os usuários da língua fluente (falantes
nativos particularmente incultos) podem ter vocabulários estreitos,
estratégias discursivas limitadas e uso de palavra imprecisas.
Fluência é basicamente a capacidade de ser compreendido por ambos os ouvintes nativas e não-nativos. Um nível mais alto seria bilíngue, o que indica que um nativo é fluente em duas línguas, ou aprendeu simultaneamente ou um após o outro.
No sentido de proficiência, "fluência" engloba uma série de habilidades relacionadas, mas separáveis:
- Reading : a capacidade de ler e compreender textos escritos facilmente;
- Escrita : a capacidade de formular textos escritos na língua;
- Compreensão : a capacidade de acompanhar e entender a fala na língua;
- Falando : a capacidade de produzir a fala na língua e ser compreendido pelos ouvintes.
- Compreensão de leitura : o nível de compreensão de texto / mensagens.
Em certa medida, essas habilidades podem ser adquiridas separadamente.
Geralmente, quanto mais tarde na vida um aluno aborda o estudo de
uma língua estrangeira, mais difícil é de adquirir competências receptivas (auditivo) e compreensão e produção fluente (fala); no entanto, a hipótese do período crítico é um tema muito debatido.
Por exemplo, habilidades de leitura e escrita em uma língua estrangeira pode ser adquirida mais facilmente após o primário, já a aquisição da linguagem no período da juventude é longo.
Fluência de leitura
Fluência de leitura é muitas vezes confundida com a fluência do idioma (veja acima). A fluência em leitura é a capacidade de ler textos com precisão, e automaticamente, com expressão adequada.
A fluência é a ponte da decodificação e compreensão. Compreensão é compreender o que foi lido.
Fluência é um conjunto de habilidades que permite aos leitores decodificar rapidamente o texto, mantendo um alto nível de compreensão.
Fluência de leitura engloba tanto a taxa de palavras lidas por minuto, bem como a capacidade de ler com expressão.
Um primeiro ponto de referência para a fluência é ser capaz de "ler em vista" algumas palavras.
A ideia é que as crianças vão reconhecer em vista, as palavras mais
comuns escritas em sua língua nativa e que tal leitura instantânea
dessas palavras lhes permitirá ler e compreender um texto mais
rapidamente.
Quando as crianças aprendem a ler, a velocidade com que eles leem torna-se uma importante medida de fluência.
Fluência em criatividade
Estudos na avaliação da criatividade lista a fluência como um dos quatro elementos primários em pensamento criativo.
Os outros são a flexibilidade, originalidade e elaboração. Fluência em pensamento criativo é visto como a capacidade de pensar em muitas ideias diferentes rapidamente.
Comentários
Postar um comentário